quinta-feira, 11 de novembro de 2021

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO INGÁ - CASA JOÃO MARTINS DE ATHAYDE

        Como falar do Ingá, sem se lembrar da luta de tantos, sem se dar conta da força, daqueles que viveram e vivem pelo Ingá? Daqueles que, sem pretensão alguma, deram seu sangue pela valorização de seu lugar, pelo reconhecimento, pela continuação e avivamento de seu povo?... É movido por esse embalo que há muito nos precede, que o Ingá vê despontar um novo sol, disposto a abrilhantar ainda mais esse compasso, tomando pelos braços aquilo que É e que não cessa em dizer "estou aqui!". Sendo assim, é chegada a hora que o povo ingaense recebe, como fruto de seu progresso, os primeiros passos do tão sonhado e esperado, Instituto Histórico e Geográfico do Ingá; o queridíssimo IHGI.
 

        Além de visar a preservação do patrimônio material e imaterial do município, o IHGI busca o desenvolvimento de estratégias voltadas à educação, à produção histórica, cultural... conhecimentos estes que são indispensáveis ao fomento de uma sociedade estritamente democrática, de seres pensantes e comprometidos com a coletividade. 
         
         E por falar em comprometimento, cabe aqui ressaltar alguns nomes: Alexandre Ferreira, por sua incessante busca pela verdade, ligada ao seu exímio sentimento de pertence ao Ingá; Marcelo Bezerra, por sua implacável pesquisa acerca das sociabilidades na antiga estação ferroviária do Ingá; Neto Lira, pelo resgate histórico do Ingá como município exemplo da produção algodoeira da Paraíba; Joselma Monteiro, pelo olhar glamoroso sobre o clube A União Cultural Ingaense; Zilneide Matias, pelo despertar sócio-histórico sob o alvorecer da Banda 31 de Março; Rui Barbosa, por sua indispensável pesquisa sobre as migrações ingaenses, voltadas ao trabalho e à sobrevivência; Marciane Ambrósio, pelo reavivamento histórico da identidade e cultura da Festa das Rosas do Ingá; Nady Jakelle, por sua chegada e contribuição sociológica mais que bem vinda ao projeto; Christiane Ramos, pela disponibilidade e apoio inigualável nos trâmites legais do Instituto; e por último e não menos importante, o prefeito Robério Burity, que desde o início nos surpreende com o seu olhar e abertura a um projeto que vem pra ficar, e que vai para além das gerações ingaenses. A todos vocês, o nosso muito obrigado.

            Ingá-PB, 10 de novembro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário