quarta-feira, 4 de abril de 2018

EM SEU NIVER O INGAENSE TOMA DE PRESENTE UM DOS GRANDES DO INGÁ: ZÉ GRANDE


Hoje, no primeiro aniversário de nosso Blog o Ingaense viemos a publica homenagear, em forma de reconhecimento, um dos grandes do nosso município.
Grande na altura, grande na bravura, grande no caráter... grande naquilo que ele soube melhor fazer durante o pouco tempo que governou o Ingá, ou melhor, urbanizou o Ingá.

Homem simples, porém, de muitos projetos, Zé Grande, como era conhecido o ex-prefeito de Ingá (1977/1981) pode ser considerado um homem a frente de seu tempo, visto que foram idealizados por ele projetos de criação de roteiros turísticos de visitação das Itacoatiaras e do município, loteamento e distribuição de terrenos, calçamento de ruas e saneamento de água...

Na pavimentação das ruas, na construção de obras públicas municipais, Zé Grande, sempre encontrava um tempo para ver de perto o andamento desses trabalhos.
Dentre as obras criadas pelo ex-prefeito José Claudino da Silva, podemos destacar:


·         O Brasão do município do Ingá foi oficializado pelo ex-prefeito José Claudino da Silva (1977-1981). Ele é usado como timbre nos papéis e documentos oficiais emitidos pelos vários órgãos que compõe a administração municipal, como também em fardamentos escolares, nos veículos pertencentes ao poder municipal e nos prédios públicos.


O Brasão é composto por um escudo de fundo verde, sob o qual traz escrito em letras amarelas, na parte superior, o nome Ingá. No centro do escudo vê-se um símbolo que faz alusão ao monumento Itacoatiaras do Ingá. Na parte Inferior do escudo, encontra-se escrito PB, ou seja, Paraíba, Federação a qual pertence o município do Ingá.
·         A Bandeira Ingaense, foi criada em 20 de maio de 1977, na gestão do então prefeito municipal José Claudino da Silva (Zé Grande), que através da Câmara de Vereadores, aprovou a Lei nº. 03, de 20 de maio de 1977, criando assim a bandeira oficial e o atual brasão do município do Ingá. Para compor a Bandeira, o seu autor, o professor Carlos Heriot Fernandes da Silva, buscou inspiração nas famosas inscrições rupestres Pedras Itacoatiaras do Ingá, detalhe este que se pode perceber no centro da bandeira. Além dessa particularidade pioneira de se utilizar um dos símbolos da Pedra Itacoatiara para representar o município do Ingá, a bandeira ainda traz, por meio de suas cores (azul, branco, verde e amarelo) e formas geométricas, uma aproximação estética com a bandeira Nacional.

·         Dia da Bandeira do Ingá - Ainda na administração do prefeito José Claudino da Silva (Zé Grande), através do decreto nº. 01 de 25 de abril de 1978 foi criado o Dia da Bandeira do Ingá. A partir deste decreto ficou instituído que no dia 02 de maio comemora-se o dia da Bandeira municipal do Ingá.
·         Hino de Ingá
Ingá, teu cruzeiro e marco de fé
Ingá, tua igreja representa o amor (BIS)
Ingá, estas firmes e sempre de pé
Relembrando o teu grande fundador (BIS)
Es cidade do tempo passado que envolve.
Os teus filhos de glória
Es cidade que tens no teu lado
Os sepulcros de saudosas memórias.
Letra e Música 1ª Sgt. José Maia do Nascimento
·         Hino da Bandeira do Ingá
Ó pavilhão
Estandarte querido
Por ser um povo unido que sempre te quis
Tua presença representa a glória
E nos lembra a história desta gente feliz
Simbolizas um povo altaneiro
Bravo forte hospitaleiro
Teu brasão tem uma história honrada
E nos fala da Pedra Lavrada
Monumento que Ingá apresenta
Com orgulho e amor varonil
Tuas cores alegres nos lembram
A bandeira do nosso Brasil
Ó bandeira de Ingá és um grito
Que ao longe irá escoar
Dos tropeiros herdaste um nome
Que os teus filhos irão exaltar
Recebei ó bandeira querida!
O amor desta gente a cantar
Que te elevem bem alto
E que sejas deste povo
A grandeza, o altar.
Letra de Maria de Jesus Pinto
A letra do Hino da Bandeira do Ingá foi composta pela professora Maria de Jesus que se inspirou em elementos caracterizadores da história do município, tais como a pedra Itacoatiara, os tropeiros que teriam dado origem ao povoamento do lugar, o patriotismo que é lembrado nas cores da bandeira do Ingá e a hospitalidade do povo ingaense.
Nós do Blog O Ingaense, em nosso aniversario de um ano de existência, escolhemos honrosamente homenagear o INGAENSE José Claudino da Silva (Zé Grande).
Lembrando que: “O homem de valor nunca morre. Seus exemplos e suas obras atestam a sua imortalidade”. (Hélder Sena de Sousa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário