quinta-feira, 7 de setembro de 2017

ZABELÊ: A MAJESTADE CONSTRUÍDA NO IMPÉRIO - UFOLOGIA, SANTUÁRIO ECOLÓGICO SINÔNIMO DE BELEZA NATURAL

VISTA PANORÂMICA DO ACUDE ZABELÊ E AO FUNDO A SERRA DA FORMIGA
Lembrando que hoje, o Brasil comemora 195 anos de independência de Portugal, falemos aqui de algumas contribuições que o Império brasileiro dispensou em favor da Villa do Ingá, pertencente a antiga Província da Parahyba do Norte.

Entre os donativos como farinha e carne seca que eram enviados para abater a fome dos vitimados pela miséria na antiga Vila do Ingá, uma das preocupações do Governo Imperial em relação as condições de pobreza e seca que se encontrava a Villa, foi mandar construir dois açudes (o açude do Zabelê e o açude Novo). Nesse momento dava-se início a uma prática política muito utilizada que ainda hoje e bem comum entre os políticos brasileiros quando estes precisam justificar as verbas que deveriam chegar a população mais pobre quando são atingidas por estiagens ou secas, e, que na verdade, tais verbas são desviadas para os bolsos e benefícios dos mesmos políticos.
Bom, foi percebendo a situação caótica de seca que se encontrava a Villa do Ingá, que o Governo Provincial mandou construir o Açude do Zabelê em 1851. Apesar de possuir um grande manancial de água para época, a população não bebia de sua água visto que era salobra, servido apenas para outras atividades.


Em 1861, é publicado no Jornal a Regeneração, uma nota de reivindicação para a construção de uma cerca de aveloiz em torno do reservatório de água.


O tempo passou, muita coisa mudou no município do Ingá!
O Zabelê já secou muitas vezes e encheu outras tantas novamente. Parece um sobrevivente da seca, das enchentes e como muitos, da sua própria história.

Há algumas pessoas que dizem que em suas águas ou em território delas os extraterrestres encontram pouso... e que muitos já viram lá seres iluminados, esferas de fogo brincando no crepúsculo da tarde, círculos desenhados na vegetação...
No período entre julho a setembro, o Zabelê se enche de vida e se transforma em maternidade para garças marrecos, mergulhões e socos.


BERÇÁRIO DE AVES NO ZABELÊ
POR DO SOL NO ZABELÊ


E o lugar que já traz uma energia positiva muito forte, se transforma e se recarrega com a energia de fazer surgir novas vidas!


POR DOS SOL NO ZABELÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário