quarta-feira, 26 de julho de 2017

VOCÊ SABIA QUE O CRUZEIRO DE INGÁ JÁ SE CHAMOU PÃO DE ACUCAR?

Nós que moramos no Ingá, já nos acostumamos a observar ou participar todos os finais de anos, ou início de um novo ano, da subida da Serra do Cruzeiro.

ANTIGO MONTE PÃO DE ASSUCAR, HOJE SERRA DO CRUZEIRO. 

A conhecida Serra do Cruzeiro do Ingá, é uma formação geológica, que desde o início da fundação do município serve para identificar o lugar. Hoje, é impossível ao visitante que chega, ou passa no município, não perceber a presença dessa majestosa formação da geografia natural do Ingá.
VISITA AO INGÁ, 1938

A Serra do Cruzeiro recebeu essa denominação em 1901, quando os católicos ingaenses, incentivados por Seu Dão, levaram, até o alto da serra, uma cruz de madeira, em sinal de sua fé.
O Cruzeiro é um dos pontos mais altos da cidade, local, onde os fiéis, em sextas feiras santas fazem caminhadas, e lá rezam, pedem graças e pagam penitências.
O que não sabíamos até recentemente sobre a Serra do Cruzeiro, é que ela antes de ser chamada por esse nome, recebia outra denominação – a de MONTE PÃO DE ASSUCAR – como nos mostra o Almanak do estado da Parahyba (1899):

Município do Ingá – Villa do Ingá. E’ situada ) 22 leguas a O da capital, banhada pelo Rio Bacamarte, ao pé do monte Pão de Assucar. Foi elevada a categoria de Villa desde 1840 com o nome de Villa do Imperador, suprimida em 1841e restaurada em 1845 com o nome actual de Villa do Ingá.
A pergunta que não quer calar é si este nome Pão de Assucar no Cruzeiro do Ingá, foi antes ou depois do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro?
COSTRUÇÃO DA ATUAL PONTE DO INGÁ. IMAGEM DE FUNDO: O CRUZEIRO.

No entanto, o que importa mesmo é que naquele lugar, Deus tem vários nomes, atende a vários credos e é criador de todo mundo...
INGÁ NA DÉCADA DE 1990






Nenhum comentário:

Postar um comentário