quarta-feira, 7 de junho de 2017

FLAW MENDES EXPÕE: O COLECIONADOR DE HORIZONTE VOL. III

Tomando conhecimento do grande sucesso que estar sendo a Exposição de Artes Visuais e Literatura do Artista paraibano Flaw Mendes - em exposição na Livraria do Luiz, organizada pela Galeria de Arte Valentin, em João Pessoa, na capital do Estado da Paraíba - nós do Blog o Ingaense não poderíamos deixar de noticiar com grande satisfação e entusiasmo mais essa conquista desse grande artista.
ARTISTA PLÁSTICO FLAW MENDES

Possuidor de uma sensibilidade ímpar e de um talento extraordinário, eu particularmente conheci o trabalho e o artista Flaw Mendes por intermédio de uma amiga muito querida, que me indicou seus “talentos”. Esse fato ocorreu nos últimos meses do ano de 2016, quando precisei de um artista para ilustrar, ou melhor criar a capa do meu segundo livro: O gladio, o chicote e os gritos que não se ouviram da senzala! Como eu precisava da capa do livro pronta com certa urgência, “pressionei” para que Flaw Mendes me entregasse o trabalhava o mais rápido possível.
Falei com Flaw as 19:00 da noite. E as 7:00 horas da manhã seguinte ele me avisa que o trabalho, ou melhor, a capa do livro estava pronta.

O que mais me surpreendeu - além da perfeição que ficou a arte do meu livro - foi profissionalismo que possuir este artista.
O trabalho ficou tão bom, que eu o contratei para fazer a capa da segunda edição do meu primeiro livro: Ingá: Retalhos da história... Resquícios de memórias!

A Exposição de artes visuais e literatura do artista paraibano Flaw Mendes -Colecionador de Horizontes Vol. 3 - ficará em exibição na livraria do Luiz no Período de 20 de maio a 9 de junho de 2017, aberta ao público até o dia 9 de junho, com visitação em horário comercial.
De acordo com o Canal de noticias conexaoboasnoticias.com.br “A beleza e expressividade da arte de Flaw Mendes tem chamado a atenção de escritores, intelectuais e demais artistas plásticos.
Segundo a professora Maria Emília Sardelich, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as obras de Flaw Mendes, tem uma produção intimista. Ao visitar a mostra Maria Emília comentou: ““nos desafia a pensar como as palavras estruturam as imagens, tanto quanto as imagens são construídas com e a partir de palavras”. E destacou que o artista tem uma produção intimista. “Explora a delicadeza do papel, unindo, rompendo, sobrepondo, compondo e alargando um sútil vocabulário de imagens”.
Colecionador de Horizontes

FOTO: WSCOM/REPRODUÇÃO

A exposição Colecionador de Horizontes Volume 3, mostra 16 quadros construídos a partir de pesquisa de Flaw Mendes sobre a obra Menino de Engenho, de José Lins do Rego. Compostas como peças híbridas, que justapõem a palavra e a imagem.
O artista plástico William Macêdo, ao visitar a exposição destacou: “Pude perceber uma analogia de tempo, no momento que o artista se apropria de um livro do escritor José Lins e o transforma em arte contemporânea, dialogando com a nossa época presente”.
Flaw Mendes pensou na interação entre a literatura e as artes visuais, daí a escolha do local. O Espaço Arte da Livraria do Luiz.  “Conversei com o curador do Espaço, o Augusto Moraes, imaginei exatamente esse diálogo entre escritores e artistas, integrando a palavra, a linha, a textura, as cores – uma hibridação que está na obra de Flaw Mendes e precisa ser vista e capturada também por escritores e seus públicos”, completa.
O artista

Flaudemir Sávio Sousa Mendes – “Flaw Mendes”. Artista plástico, ilustrador, design e poeta. Nasceu na cidade de Campina Grande, Paraíba, em 18 de novembro de 1981.
Autor de diversas capas de livros e CDs, e já ilustrou diversas histórias, fábulas e poemas de livros infantis.
O artista paraibano mistura a sua poética visual elementos da linguagem literária e desdobra por vários suportes e visualidades: intervenção urbana, site specific, videoarte, livrobjeto, história em quadrinhos, infogravuras entre outros.”
Serviço:
Livraria do Luiz
Praça 1817, 88 s 1,
Realização: Galeria Valentim (galeriavalentim.com.br)
Período: 20 de maio a 9 de junho de 2017
Contato: 83 –98805 2820 



3 comentários:

  1. Parabéns
    Belas obras
    Apaixonante pra quem ver a arte como ela realmente é...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns
    Belas obras
    Apaixonante pra quem ver a arte como ela realmente é...

    ResponderExcluir
  3. Que bacana! Muito obrigado, O Ingaense. Por tao gentil divulgação. Forte abraço.

    ResponderExcluir