quinta-feira, 22 de junho de 2017

ESCOLA LUIZ GONZAGA BURITY: A EDUCAÇÃO DANDO UM BAILE DE TRADIÇÃO NOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO!

Não sei o que tem essa data, esse mês! Esse som que nos fazem tão felizes e torna os dias tão especiais, somente porque é de novo São João!

            As ruas se enchem de bandeiras. As famílias se reúnem em torno da fogueira comemorando a safra e o dia em que João Nasceu. Eu, particularmente acho os festejos juninos a melhor festa do ano. E não é à toa que muitos de nós esperamos por essa data o ano todo.
            Na última quarta-feira do dia 21 do corrente mês, além de trazer toda a tradição que os festejos juninos representam aqui no Nordeste em termo de cultura e valores populares, a Escolas de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, sob a direção da Gestora Gitana e a colaboração de professores, funcionários e alunos, fizeram desta data um exemplo a ser seguido pela educação, e em especial pela comunidade de forma geral. O objetivo principal desse projeto era incentivar a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem de resíduos sólidos, tendo como consequência a conscientização dos alunos para a importância em se preservar o meio ambiente.




            Se apropriando do tema a gestora e professores criaram o Projeto Ambientá, o qual teve a sua culminância no momento dos festejos na escola. Os alunos de forma lúdica e didática, mostrando intimidade com o tema e com a problemática, mostraram que do lixo pode surgir arte, nos deixando a lição que é só preciso o invento e a vontade para poder melhorar o mundo.
No momento houve um desfile com peças de roupas produzidas pelos alunos com material reciclável (tudo dentro da temática junina). Além de danças típicas e apresentações de Cordéis produzidos pelos alunos.


ROUPAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS DE MATERIAL RECICLADO (COPOS DESCARTÁVEIS, JORNAIS E SACOS PLÁSTICOS)

A participação da comunidade estudantil do Luiz Gonzaga Burity foi de fundamental importância para que a festa fosse um sucesso. Barracas, comidas típicas e muito forró e xaxado foram o combustível da festa que durou os três turnos: manhã, tarde e noite. No Luiz Gonzaga Burity do Ingá, a festa foi animada pela Banda de Forró da cantora Kelly B. Já no anexo de Chã dos Pereiras, quem animou a festa foi a Banda de Forró Pé de Serra Raízes Nordestina.

Seguindo as tradições e com um olhar voltado para a educação participativa e Inclusiva, o Projeto Ambientá da Escola Luiz Gonzaga Burity, fez por merecer o nosso respeito, e em particular, a minha indicação como um exemplo a ser seguindo.
Nós do Blog O Ingaense  parabenizamos toda a comunidade escolar por sua vontade e brilhantismo em fazer desta data um momento que com certeza jamais será esquecido por seus educandos.


Parabéns Luiz Gonzaga Burity!



Um comentário:

  1. Fico feliz com a atitude da Escola.Parabéns aos que fazem a E.E.E.M.Luiz Gonzaga Burity.

    ResponderExcluir