segunda-feira, 12 de junho de 2017

..E SE OUTRAS VIDAS HOUVERAM! NEVINHA E TICO SÃO A REENCARNAÇÃO DO AMOR VERDADEIRO!



Quando nos referimos ao amor, a história nos ensinou a respeitar e a colocar como exemplos, casais que tiveram seu amor imortalizado pelo tempo e que sobrevive até hoje por meio da literatura e dos filmes que Hollywood produziu no decorrem das últimas décadas. Casais como: Tristão & Isolda, Bonnie & Clyde, Shah Jahan & Mumtaz Mahal, Cleópatra & Marco Antônio, Juan Domingo & Evita Perón, Páris & Helena de Troia, Romeu & Julieta,Rainha Vitória & Príncipe Alberto, Mata Hari & Vadim Maslov, Victor Hugo & Juliette Drouet, Abelardo e Helouise, Navarre e Isabeau.
DONA NEVINHA E SEU TICO, 50 ANOS DE CASAMENTO 

Como hoje é dia dos namorados, nós do Blog O Ingaense revolvemos buscar uma forma mais real e mais concreta de demonstrar o amor, lógico, sem querer negar o amor dos livros e do cinema.
O nosso intuito é mostrar que o amor pode sim ser vivido e compartilhado por toda uma vida por duas pessoas que decidiram se respeitar e construir uma existência com base no respeito, carinho, afeto... compartilhando no dia a dia os problemas e as alegrias sem nunca se esquecerem que um sem o outro não seriam e não significariam nada...
Hoje, as redes sociais como a face e o instagram amanheceram recheadas de declarações de amor – muitas vazias e enfeitadas de sentimentalismo falso e barato. Outras, acreditamos nós, que nem mesmo os indivíduos que fizeram “tão românticas declarações” acreditam ou sabem o que é o amor próprio.
É graças ao dia dos namorados que os maridos (alguns) lembram de dizer as suas esposas que as amam!
É graças ao dia dos namorados que as esposas “esquecem” que durante o ano inteiro foram traídas, foram submetidas a agressões físicas e psicológicas... Mas pra que lembrar das humilhações do ano inteiro se hoje é dia dos namorados!!
Mas o que é o dia dos Namorados?
De acordo com o site http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_dos_namorados.htm, “ O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. 
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. 
Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
O Dia dos Namorados nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine’s Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira. Nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (entre pais e filhos também é comum). Os que se amam demonstram, nesta data, todo seu amor através da troca de cartões, flores, chocolates e presentes. Os cartões costumam ser confeccionados pela própria pessoa, o que dá um toque bem criativo e pessoal a data”.
Foi pensando em toda essa gama de sentimento e conhecimento que representa o dia dos namorados, tanto na tradição brasileira, como na americana, que nós do Blog o Ingaense, decidimos homenagear os enamorados deste dia, escolhendo um casal para lhes representar.
Casados há 50 anos.  Pais de 4 filhos e avós de 5 netos. Maria das Neves Martins da Silva, 71 anos (Dona Nevinha) e Francisco Fernandes da Silva 73 anos (Seu Tico) são a prova viva de que o  AMOR VERDADEIRO AINDA É A MELHOR OPÇÃO.
E, parafraseando uma fala da filha do casal Tico & Nevinha, quando ela me contava sobre seus pais com maior orgulho dizendo: “Ele é apaixonado por ela ainda hoje! Ele nunca a traiu, eu tenho certeza!”
A seu Tico e a Dona Nevinha, nós do Blog o Ingaense agradecemos por nos lembrarem de que as palavras ditas em casamento são sementes, e que quando bem regadas florescem e dão frutos.

Lembremos aqui também que ao nos referir ao amor não é preciso buscar em Romeu e Julieta um exemplo a seguir. Lembrem-se de Tico e Nevinha. Eles estão vivos é moram bemmmmmmmm pertinho de nós!!
Feliz dia dos Namorados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário