sexta-feira, 17 de março de 2017

Capela São José



Capela antes - foto retirada da internet

A capela São José na Estação foi construída em 1938, O bairro da Estacão era considerado zona rural e as festividades só eram celebradas na capela no período da festa do Padroeiro. Ela serviu de escola por alguns meses a serviço do Estado com turmas da 1° a 3° série, no turno da tarde, os alunos estudavam todos juntos de ambas as séries e eram separados na própria sala pela professora da época que era D. Valmir isso em meados dos anos 60. 
Serviu outra vez de apoio aos estudantes quando o grupo escolar da comunidade entrou em reforma. Mas acredito que sua maior função foi a de catequisar, funcionou durante muitos anos o catecismo dentro da capela, uma forma bonita de levar Deus ao conhecimento daquelas crianças de um bairro carente e marcado pelo preconceito.


Segundo uma moradora do local a uns 40 anos atrás as festividades eram ótimas e nelas tinham todos os atrativos da festa da padroeira que acontecia no centro da cidade todo ano no mes de Outubro, só que essa festa era realizada no mês de Março precisamente na data de São José. Tinha balanço, parque de diversões, leilões e pavilhão com comidas e eram organizadas pelos responsáveis da igreja na época senhor Josias Palhano e Maria de Juvino além da ajuda de toda a comunidade.

As missas eram realizadas todo o mês na primeira segunda-feira.
No mês de maio era rezado o terço todo dia pelos moradores e no final do mês tinha a festa da igreja com a queimada das flores e a coroação de Nossa Senhora.
De acordo com uma moradora do bairro, a prefeitura na pessoa de D. Marta Burity colaborava muito com ações e reparos da tão adorada capelinha.
Por muitos anos meu avô tomou a frente dos festejos, logo após foi "seu tico" responsável pela capela durante bastante tempo. Hoje a comunidade Boa Nova realiza uma ação bastante importante para conservar e restaurar a capela que faz parte da nossa cidade.

Programação da Festividade

O trido de São José está sendo realizado pela igreja católica. São três dias de festa com missa, procissão e barracas que começa hoje e termina domingo. No sábado terá o sorteio de uma rifa em prol do término da reforma que esta sendo realizada na capela.

São José Exemplo de homem obediente a Deus e a sua missão.

Capela hoje - durante a reforma









3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa,a capelinha representa a minha infância.meus primeiros rabiscos foram ensaiados nesta capela,as primeiras aulas de catecismo foi nesta capela.muitas lembranças boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Antonio, tbm tenho o mesmo sentimento de pertencimento. Um lugar que não pode ser esquecido.

      Excluir
  2. Bonita história dá Capela de São José.

    ResponderExcluir