quarta-feira, 22 de março de 2017

ACAUÃ AGONIZA



Inaugurada em 2002, a Barragem de Acauã está localizada entre os municípios de Itatuba e Salgado de São Félix, na Bacia hidrográfica do Rio Paraíba, represando a água em curso médio. 

Acauã possui capacidade de acumulação superior a 253 milhões de metros cúbicos, representando o terceiro maior reservatório do Estado e é classificada como barragem de grande porte, foi construída com o objetivo de reforçar o suprimento do abastecimento de água da cidade de Campina Grande e municipios vizinhos.

O sistema adutor de Acauã abastece nove cidades ( Salgado de São Félix, Itabaiana, São José dos Ramos, Pilar, Mogeiro, Juripiranga, Itatuba, Ingá e Juarez Távora) o que tornou inviável a criação de um sistema adutor que leve água de Acauã para Campina Grande porque a água que tem no reservatório mal está dando para suprir as necessidades da população abastecida por ele.

As localidades abastecidas pelo reservatório já se encontram em racionamento conforme a Cagepa, mas mesmo assim a situação não é das melhores. 





Barragem da Acauã sangrando - imagem de internet

Reparem nessa imagem da adutora em tempos de glória, para que possamos fazer uma comparação com as imagens recentes que  postarei a seguir.


Imagem atual de Acauã

Essa foto é um exemplo de como está a atual e real situação da Acauã com mais ou menos 4% de sua capacidade. E mesmo assim além de estar sendo usada ainda para o consumo humano, ela vem irrigando plantações e também se esvai com a evaporação natural.




Barco utilizado para passeio e sua âncora



A Acauã além de ser importante como reserva e abastecimento de água local, também se tornou um potencial turístico e econômico para cidade de Itatuba.
A imagem representativa mostra um barco que servia de passeio para os turistas que vinham em familias e amigos desfrutar as belezas naturais do local gerando renda para os ribeirinhos, hoje esta abandonado e de nada serve no momento.
A cidade também realiza as margens da barragem o evento intitulado "Carnaval das águas" que acontecia no periodo carnavalesco e tinha grande participação popular e atraia festeiros de toda a região, evento esse que já não ocorreu no ano de 2017.


Canal a espera de água
Ainda assim nesta agonia o canal que levará água até Arasagi está pronto e espera as águas das chuvas ou do rio São Francisco.


Imagem atual da comporta
Sua comporta ainda está aberta perenizando o rio Paraíba e abastecendo hídricamente Salgado de São Félix e Itabaiana.

Capacitação de água para Itatuba, Ingá, Juarez Távora e Zumbi




"Ao longe.... e a esperança daqueles que dependem das águas de acauã vai se deteriorando, assim como a esperança de pescadores e muitos que vivem do turismo."








Nenhum comentário:

Postar um comentário