domingo, 12 de fevereiro de 2017

CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DOS LIVROS DO HISTORIADOR INGAENSE, ALEXANDRE FERREIRA. "Deus quer,o homem sonha, a obra nasce..."

          No último dia 10 de fevereiro do corrente mês, houve no Clube União Cultural Ingaense, no município do Ingá-PB, o primeiro lançamento de livro da história do lugar! A importância desse fato é que o historiador é genuinamente ingaense, de corpo, alma, nascimento e coração!

          O Historiador Alexandre Ferreira busca explicar a origem, as crenças, os desejos, e os sonhos de seu povo a partir de um olhar inclusivo, onde o POBRE, O PRETO, O BRANCO, O VAGABUNDO, A PROSTITUTA... ganhem voz e vez!
          E foi a partir desse olhar que inclui ao invés de excluir, que Alexandre Ferreira escreveu os seus dois livros ( INGÁ: Retalhos da história...Resquícios de memórias! e o seu segundo livro: O gládio, o chicote e os gritos que não se ouviram na senzala! história e memória da escravidão na vila do Ingá na segunda metade do seculo XIX!), procurando sempre investigar a participação popular, e de tantos outros personagens que foram escondidos da história do município com o intuito claro de exaltar outros...
          Nesse momento, o que poderíamos dizer aos leitores do blog O INGAENSE, se caso fossemos perguntados sobre sobre a cerimônia de lançamento dos livros de Alexandre? Sem sobras de dúvidas, nós responderíamos que foi maravilhosa!!
          A cerimônia seguiu um roteiro que foi aberto pela colega e amiga do escritor, a professora Kediane de Lucena, em seguida houve a apresentação do prefaciador do livro O gládio, o chicote e os gritos que não se ouviram na senzala! história e memória da escravidão na vila do Ingá na segunda metade do seculo XIX!, o professor Thales Lamonier. 
          Logo após a explanação de Thales, foi a vez da historiadora Marciane Ambrósio, (também prefaciadora do livro: INGÁ: Retalhos da história...Resquícios de memórias!) falar sobre a experiência de ter participado da obra como prefaciadora.
          Finalizando as apresentações formais, a cerimônia foi encerrada por uma apresentação teatral (monólogo) do ator/professor Pedro Ivo Barbosa de Meneses. 
          Apos as formalidades, a palavra foi facultada, momento em que o público pôde externar sua opinião... coisa que deixou o autor maravilhado!!. O momento também foi de encontros!!.
          Encontro com ex-alunos, amigos, familiares... pessoas que para Alexandre são aquilo que lhe dão sustentabilidade!
          No evento estavam presentes também, representando a secretária municipal de Educação do município do Ingá, as minhas amigas MALOURD RIQUE, e ZELMA RODRIGUES, Assim como também estavam presentes no recinto, o digníssimo senhor vice prefeito do Ingá ROBÉRIO BURITY, e o seu excelentíssimo pai e Ex-Prefeito do Ingá três vezes, O senhor ANTONIO DE MIRANDA BURITY. 
          A prefeitura de Riachão do Bacamarte estava no evento representada pelo secretario de educação do município EDICLEY, juntamente com a senhora Ana Lúcia.
          O evento foi encerrado com o escritor Alexandre Ferreira, agradecendo
 individualmente a cada um dos presentes, e em seguida autografando a sua obra.














































Imagens: Blog O Ingaense

Um comentário: